O impacto do coronavírus nos negócios

Regime tributário: qual o melhor para minha empresa?
Regime tributário: qual o melhor para minha empresa?
27 de fevereiro de 2020
Como funciona e quais as vantagens de uma assessoria contábil
Como funciona e quais as vantagens de uma assessoria contábil
5 de maio de 2020
O impacto do coronavírus nos negócios

Muitos são os impactos do coronavírus nos negócios de diversos empresários brasileiros. Baixa nas vendas, falta de matéria-prima e isolamento de mão de obra estão entre eles. 

Por isso, pensar estrategicamente nas ações a serem tomadas podem definir muito do futuro das empresas após essa crise que parece não ter data para acabar. 

O essencial sobre o coronavírus x negócios: segurança

É importante salientar que a primeira medida a ser tomada é pensar na segurança e no bem-estar dos colaboradores. Essa preocupação precisa estar acima dos impactos econômicos.

Também é necessário que seja aplicada uma ação coordenada e com foco na gestão de crises. 

O que precisamos para reduzir os impactos do coronavírus nos negócios

Nesse contexto, a comunicação (com colaboradores e clientes) é um pilar estratégico. Por meio dela você vai esclarecer todos os métodos de prevenção do vírus no seu negócio.

Oriente seu colaborador sobre o básico, como lavar mãos e manter a higiene do local de trabalho impecável. Também cancele viagens, eventos, evite aglomeração de pessoas e garanta a higiene respiratória. Comunique essas ações aos seus clientes também, por meio dos seus canais oficiais nas redes sociais. 

Se possível, ofereça também aos colaboradores a opção de trabalho remoto. Tudo feito com normas e capacitação dos trabalhadores para atuar nesta modalidade. 

Como gerenciar toda essa crise?

O gerenciamento de crises atua de forma complementar com o gerenciamento de riscos e visa reduzir prejuízos em decorrência de eventos inesperados. Confira como conduzir no seu negócio. 

Crie uma equipe responsável pelo gerenciamento de crise

Quanto mais você antecipar possíveis cenários, desde os mais otimistas até os piores, mais preparada a sua empresa estará e mais confiança você terá na hora de agir. Também é importante definir protocolos de comunicação e, com profissionais capacitados cuidando disso. 

Esteja alinhado aos fatos

Tenha sempre em mãos dados confiáveis sobre o andamento da crise do coronavírus. Esses são essenciais para fundamentar seu planejamento e estratégia de enfrentamento à crise.

Comunique-se com seu público 

Ter uma boa estratégia de comunicação para minimizar o impacto do coronavírus na sua empresa significa abordar claramente o assunto com todos os públicos. Reforce a importância de prevenção em suas redes sociais e deixe claro como sua empresa funcionará durante esse período.

Se você deseja mais informações sobre como a sua empresa poder melhorar os custos com obrigações acessórias, fale com a Estevão Contabilidade. Basta clicar aqui.

WhatsApp Olá, tire suas dúvidas por aqui!